Tô no Mapa

O Tô no Mapa é um aplicativo desenvolvido para que povos, comunidades tradicionais e agricultores familiares brasileiros realizem o automapeamento de seus territórios.

Uma ferramenta acessível e gratuita, construída a partir do diálogo entre diversas comunidades e organizações sociais.

O Tô no Mapa visa gerar uma base de dados georreferenciados e atuais sobre os territórios tradicionais, para suprir a lacuna existente nos dados oficiais. O objetivo central é utilizar essas informações para gerar um mapa inédito e apoiar a elaboração de políticas públicas e outras iniciativas promovidas por movimentos, redes e organizações sociais.

Os povos, comunidades tradicionais e agricultores familiares ao mapearem os seus territórios e integrarem esta rede, potencializam suas lutas pela garantia de direitos, desenvolvimento social, proteção ambiental, reconhecimento do território e respeito ao modo de vida do seu povo ou de sua comunidade.

A inclusão no Tô no Mapa não garante a legalização, titulação ou demarcação da terra pelo órgão competente, mas é fundamental para que grupos tradicionais, especialmente os mais ameaçados, passem a ser vistos como centro de atividades governamentais e de ações de proteção.

Esta é uma iniciativa do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM) junto ao Instituto Sociedade, População e Natureza (ISPN), com apoio da Rede Cerrado.

A EITA está no desenvolvimento desta ferramenta totalmente em software livre e já comemora o cadastro de mais de 10 mil famílias que estavam fora dos mapas.

Com mais esse instrumento político, pretende-se fortalecer a luta dos povos, comunidades tradicionais e agricultores familiares por direitos territoriais ainda não reconhecidos. É a oportunidade de mostrar que eles também estão no mapa!

Fonte: Tô no Mapa e EITA.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s